Considerando que estamos em um momento de reforma e reavivamento, ultimamente eu estive me questionando se de fato meus amigos sabem o porque somos Adventistas do Sétimo dia. Percebi que eu não sabia por completo. Muitas vezes acreditamos em uma crença, mas não vivemos ela. Senti-me inspirado a pesquisar e repassar aos colegas nossa principal mensagem - as mensagens angélicas.
Mas antes será necessário uma pequena introdução sobre as profecias, principalmente ao Apocalipse. É importantíssimo entendermos o conflito entre Deus e o Diabo - também seu significado no cosmos. O conflito cujo foco é a lealdade aos mandamentos de Deus, e que tem como o centro a cruz, onde a obediência e a submissão a Deus foram exemplificadas no sacrifício de Cristo. Nas profecias do Apocalipse e Daniel vemos símbolos como animais ou bestas pela qual são revelados acontecimentos mundiais. Também temos a revelação de períodos e tempos.
A estratégia de Satanás é transformar a revelação de Deus uma chacota, um livro de fábulas. Mas sabemos que nem todo aquele que ler entenderá.
Recentemente ao ler sobre a estrutura do apocalipse deparei-me com a chamada quiástica, a qual dá destaque ao tema central do grande conflito, em que o povo remanescente de Deus é visto como vencedor por meio do "sangue do Cordeiro".
A estrutura pode ser resumida conforme visto abaixo:
Obs: Kenneth Strand (1927-1997) foi um dos primeiros pesquisadores a enxergar esta estrutura.
A: Prólogo (1:1-8)
B: A igreja na Terra (1:9-3:22)
C: Sete selos (4:1-8:1)
D: Sete trombetas (8:2-11:18)
E: Clímax do grande conflito (11:19-15:4) - centro do livro
D: Sete pragas (15:5-18:24)
C: Milênio (19:1-20:15)
B: A igreja no Céu (21:1-22:5)
A: Epílogo (22:6-21)
Com essa estrutura, o Apocalipse destaca o ponto central do livro exatamente nos capítulos 12 a 14, que tratam do grande conflito entre Deus e Satanás, o qual tem como foco a adoração ao único e verdadeiro Deus e obediência a Sua lei. No centro do Apocalipse encontra-se a promessa de vitória sobre o dragão - exatamente no meio do livro como ponto essencial.
As três mensagens angélicas são o ponto de partida para o clímax do grande conflito. Apocalipse 14:6-12 relata a visão de três anjos que voam pelo céu, proclamando objetivas e escatológicas mensagens.
1 Mensagem Angélica.
O primeiro prega o "evangelho eterno", com o anúncio da chegada da hora do juízo de Deus e um apelo ao mundo temer e adorar a Deus criador, referindo-se ao quarto mandamento que requer a observância do sétimo dia em memória da criação.
-> O juizo iminente se iniciou em 1844, no final das 2.300 anos de Daniel 8:14.
-> Inicio da purificação do santuário celestial que corresponde "dia da expiação" / Juizo investigativo.
2 Mensagem Angélica
O segundo anuncia a queda de Babilônia, fato decorrente da proclamação da primeira mensagem.
3 Mensagem Angélica
A terceira, por sua vez, adverte o mundo acerca do perigo de adorar a imagem da besta e de receber sua marca, o que é resultado de ação e da influência da besta de dois chifres.
LaRondelle diz que essa é considerado o "último apelo do Céu a todas as pessoas da Terra para renunciar a toda forma de idolatria e falsidade".
Percebi a importância do quarto mandamento de Deus. O apelo do primeiro anjo para adorar "Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar e as fontes das águas" (o Criador); apresenta uma relação intertextual com o Sábado - a lei de Deus. Claramente o sábado é o selo eterno de Deus com seu povo. No Apocalipse, a santidade do sábado como sel de Deus (Ap 7:3) se opõe o domingo como o selo da besta (Ap 13:16), motivo da forte advertência do terceiro anjo.
Deus suscita um movimento profético com uma mensagem clara e definida que chama as pessoas à adoração ao verdadeiro Deus e à observância de Sua lei e do sábado, como memorial da criação. O papel do povo de Deus, no tempo do fim, portanto, é pregar essa tríplice mensagem escatológica - o povo remanescente de Deus.
A pregação dos três anjos, portanto, exalta a Deus, anuncia a hora do juizo e chama as pessoas a obedecer à lei de Deus
Essa pregação naturalmente enfurece o dragão e tras a toma o clímax deste grande conflito entre Cristo e Satanás, pela qual estará focando a lei de Deus. No próximo post estarei focado em tentar repassar aos leitores mais sobre os ataques de Satanas em desfazer a lei de Deus.
Escute a letra do quarteto Arautos do Rei, cantando "A Tua Lei".
Estarei orando por você leitor, para que você propague essa importante mensagem em sua vida!
Referências:
Para mais informações pesquisa em Apocalipse, Daniel e no livro O Último Império do Vanderlei Dorneles.