Pages

Friday, 30 November 2012

Paradoxo do SALMOS 23

Hoje é o último dia de Novembro. O ano praticamente está chegando próximo das festas natalinas. Portanto, hoje deve ser um dia de gratidão. Agradecer pelas benções recebidas durante o ano de 2012, manifestar a nossa alegria perante as imensas ações bondosas.

Porem, muitas vezes os cristãos se questionam: "como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo" Salmos 116:12. Percebo que nunca poderemos retribuir a Deus aquilo que ele fez e faz para nos ajudar. Mas podemos ao menos demonstrar gratidão cumprindo nossas promessas e louvando ao Senhor por restaurar nossa vida.

Também gostaria de compartilhar um dos principais Salmos da Bíblia. 

Salmos 23:1 - O SENHOR é o meu pastor, de nada terei falta

Trata-se do paradoxo "O Senhor é meu Pastor, de nada terei falta". Percebam que a estrutura da frase faz muita diferença na compreensão do verso. Uma coisa é dizermos que se Deus for o nosso Pastor nada nos faltará, ou seja, Ele tem a responsabilidade de nos prover tudo. Porem, a maneira certa de interpretar este verso é dizendo "de nada terei falta", ou seja, quando Deus é o nosso pastor, temos o desejo de agradecer, de desenvolver a gratidão, pois nada nos falta. 

Salmos 23:2 - Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas;

Refletindo sobre o verso 2, eu percebo que DEUS, o nosso pastor, tem o desejo de nos levar a verdes pastagens, e que possamos viver de forma tranquila e bondosa. Sabe-se que a ovelha não tem um poder de visão adequado, portanto, ela deve confiar no seu pastor. Outro ponto paradoxal trata-se das "águas tranquilas". Ao estudar sobre uma ovelha, percebemos que existe um elemento natural que elas não gostam. Este elemento é a água. A ovelha é um animal muito pesado e tem medo de água, portanto, precisamos entender que mesmo com "medo da água", ou "medo do nosso futuro", Deus quer nos levar para águas tranquilas e pastos verdejantes.

Salmos 23:3 - restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
Salmos 23:4 - Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.

É interessante perceber que algumas vezes as ovelhas se distanciam do seu grupo, ou seja, vão em uma direção contrária do pastor. Como maneira de educar a ovelha, normalmente o pastor quebra a sua patinha, e assim que feito, imediatamente ele começa a enfaichá-la e cuidar dela. Muitas vezes saímos do controle do "pastor", não nos revestimos da armadura de Deus (Efe 6:10), e passamos pelo vale da sombra da morte. Porem, sabemos que não devemos temer, pois a vara e o cajado de Deus sempre estarão nos procurando para nos resgatar. Este pastor é o criador do universo que deu o seu filho unigênito para que todos os que quisessem crer, pudessem ter a vida eterna. Tudo o que nosso Deus pede é fé, humildade e obediência. Porem, mesmo quando não o fazemos, ele está por perto para nos salvar.

Salmos 23:5 - Preparas um banquete para mim a vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.

Está é uma das partes mais interessantes deste salmo. Muitas pessoas desconhecem o paradoxo deste versículo. Saibam que a ovelha geralmente sofre contra seus "inimigos"; que podemos chamar de alguns insetos. Estes insetos muitas vezes criam feridas profundas no rosto da ovelha, a maioria das vezes criam grandes feridas perto do nariz. Com isso, a ovelha começa a se raspar, lutar e se bater com o objetivo de matar o inseto que está na sua fronte, porem, tal atitude não é valida. Por fim, a ovelha acaba se matando por não conseguir remover o inseto e consequentemente não consegue parar de se machucar. Quando o salmista diz "unge a minha cabeça com óleo e faça transbordar o meu cálice", ele está querendo referenciar a proteção que este óleo trará para o rosto da ovelha. Porque com o óleo, o inseto não irá procriar suas armadilhas e não conseguirá ficar no local, pois ele não estará propicio para a sua estratégia.
Muitas vezes, nós estamos ficando longe de Deus, não estamos nos revestindo da armadura de Deus, não estamos nos ungindo do óleo do Espirito Santo e seguimos enfrentando nossas rotinas sem perceber as armadilhas do Diabo. A longo prazo, ele quer nos matar, nos ferir, nos fazer sangrar e nos entristecer. Portanto, que possamos pedir diariamente pela unção do espirito santo.

Salmos 23:6 - Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei a casa do Senhor enquanto eu viver.

Que possamos viver essas palavras. Ter fé é uma provisão divina. Em Miquéias 6:8 diz que precisamos ter fé, humildade e caminhar com Cristo para ter a salvação. Atualmente no mercado existem ótimos cursos de ciências, liderança, gerenciamento e tudo que podemos considerar como itens tangíveis, porem, não existe um curso de humildade na FGV, ou muito menos um curso de como ter fé na Andrews University. Para que possamos ter a fé e a humildade, iremos precisar cultivar o nosso relacionamento com Cristo. Cuidando dos nossos sentidos, ações, deveres e responsabilidades. Toda a nossa vida deve ter o propósito de compartilhar com o próximo a missão de Cristo nesta terra. Se não for desta forma, iremos cair, iremos nos machucar e iremos sangrar.

Amigo(a), estou cansado, estou preocupado, estou ansioso com relação ao meu futuro. 
Sei que a melhor estratégia do Diabo é gerar preocupações e desejos malignos para que possamos cair e demorar para levantar. Portanto, a solução para nossa vida diária é OBEDECER a CRISTO. E isso significa Amar a Deus sobre todas as coisas e Amar o nosso próximo.
Fuja do inimigo. Talvez essa é a sua chance, a sua hora. Entrega os teus pensamentos e peça uma renovação do seu viver. Peça para que Ele derrame sobre você seu amor.

Escute a música abaixo e faça uma introspecção sobre o seu FUTURO!!!


No comments:

Post a Comment