Pages

Sunday, 11 May 2014

Pequenos grandes vasos de destruição espiritual - I



“É uma cilada Bino!” Assim começa uma sequência de cenas de ação, luta e muitas emoções da mini série brasileira Carga Pesada. Infelizmente os companheiros de viajem não estavam preparados para o que se seguiu, resultando prejuízos diversos e desvios em suas rotas. Não é muito difícil entender a comparação que desejo fazer. Satanás, tem sempre uma armadilha pronta para nos desviar de Deus, e cada vez que caímos nelas ele parece deixar vestígios em nossas vidas, estes vestígios muitas vezes se tornam nossas Kryptonitas, nossos pontos fracos.


Como escapar disso?

Durante o culto da fé desta manhã, a professora Darleide Alves comentou de maneira brilhante sobre reavivamento e reforma. Um exemplo que ela utilizou em sua mensagem foi o de quando o rei Josias sobe ao reinado em Jerusalém. Para aqueles que gostariam de ler o texto na íntegra ele se encontra em 2 Reis capítulos 22 e 23.

Em minha bíblia, posso visualizar claramente 4 passos utilizados pelo rei Josias para reformar a nação de Israel.

1.      Ele repara o templo;
2.       Ele recupera a Lei;
3.       Ele renova a Aliança;
4.       Ele Reforma a nação;

Durante essa semana estaremos tratando destes 4 tópicos. Começando pelo primeiro.

O templo – Fazendo uma aplicação bem pessoal deste tópico, a reparação do templo seria a reparação dos maiores estragos que causados pelo pecado em nossa comunhão com Deus. Aqui, em meu entendimento, caberia dizer que se tratam das coisa que precisamos nos livrar urgentemente para que possamos ter um mínimo de comunhão apropriada com Deus. Por exemplo, dormir um pouco mais cedo para poder se comunicar melhor com ele. Separar um tempo e um lugar apropriado para conversar com ele. Cuidar bem das portas da alma (mente e corpo) para que o Espírito Santo possa se comunicar. Ler a Bíblia para conhecer Seu caráter. O versículo 7 do capítulo 22 termina da seguinte forma “porquanto procediam com fidelidade”.  

Não há reavivamento e reforma sem fidelidade. Um grande amigo e pensador ao tratar sobre o tópico salvação destaca o seguinte “salvação não é nada o que você faz ou deixa de fazer, salvação é relacionamento. Salvação é conhecer Deus e ser conhecido por ele, é torna-lo seu melhor amigo. E amizade exige fidelidade e sinceridade.”



Friday, 9 May 2014

Anexo III - Deus


Deus

Criador e redentor,
O caminho e a vida,
Quem não olha cara e sim coração,
O alívio ao cansado,
Perdoador de erros e faltas.

Criador e redentor,
Estrela da manhã,
Abençoa os que o adoram, e se compadece dos que não,
Transformador de almas,
Alimento ao faminto.

Criador e redentor,
Morreu na cruz por amor a nós,
Sacrifício sagrado e imensurável,
Sofreu nossas dores, viveu nossas lutas,
Tanto amou que a vida deu.

Deus. Esperança, Amor, Justiça,
Jesus.

D. Perez


"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai." João 14: 6-7




Quase todos os dias estaremos postando trechos da Bíblia, citações de alguns escritores, músicas, poemas cristãos, imagens, ou pequenas reflexões. E o melhor de tudo é que elas serão indicadas, escritas, ou produzidas por vocês! Clique em Participe na barra superior no blog e mande um e-mail com a sua contribuição. 

Sunday, 4 May 2014

O poder do pensamento





“Não é certo que se perdem os que só pensam no mal? Mas os que planejam o bem encontram amor fidelidade.” Provérbios 14:22

Lendo o livro “Mente Positiva”, de autoria do Dr. Julián Melgosa, me deparei com alguns pontos muito interessantes sobre como a força do pensamento afeta diretamente a maneira como enxergamos a nós mesmos, aos outros, e as situações a nosso redor. Como forma de inaugurar as novas atividades do blog, gostaria de partilhar a linha de pensamento que utilizei como forma de motivação e aprendizado.

Embora o mito popular de que “querer é poder” possa falhar em alguns casos, principalmente quando o poder envolve o querer de outras pessoas, o núcleo deste pensamento continua válido se o analisarmos de forma mais acurada. Muito disso tem a ver com a autoimagem. Willian Coleman é muito preciso ao tratar do assunto. “A autoimagem tem grande relação com nosso desempenho. Se me vejo como uma pessoa sem criatividade, por certo isto virá a ser verdadeiro. Se o retrato que tenho de mim mesmo é como nada tendo a oferecer, então não terei o que oferecer e não desejarei tê-lo”.  

Se partirmos do ponto em que o querer é o querer com todas as forças, o querer disposto a sacrificar hábitos e a aceitar concessões como forma de alcançar o objetivo desejado, este quere é poder. Querer aqui envolve não apenas aquele desejo adormecido e cultivado na mente, mas também a disposição para levantar da cama e agir para que ele se realize.

Podemos então dizer que o “querer” que pode, é aquele que envolve um cultivo do pensamento e da mente no sentido desejado. Podemos dizer que é uma mudança completa de rumo em atos e reflexões. Como forma de exemplo poderíamos pensar naquela pessoa autodidata que se dedica a aprender uma nova língua, e então, decide mergulhar sua mente em literaturas, músicas, exercícios, filmes e atividades que envolvam diretamente o aprendizado. A primeira vista parece irreal, mas de fato um de nossos amigos que escreve no blog, conseguiu aprender uma língua em um curto espaço de tempo.

O fato é que o pensamento é uma extensão de nós mesmo. Ora, assim como dominamos os membros de nosso corpo, os pensamentos também podem ser dominados e controlados. Somos donos de nossos próprios pensamentos. Logo, se cultivamos pensamentos negativos, depressivos e autodestrutivos, dificilmente sairemos deste estado sem antes transformar estes pensamentos. As vezes “ficar na fossa” nem sempre é a melhor alternativa, e deixar com que os pensamentos vaguem sem rédeas por ai talvez o leve a cometer atos indesejados.

A verdade é que nossos pensamentos são influenciados por circunstâncias, por nossa personalidade, pelo nosso passado, pela nossa conduta, pelo nosso estado de ânimo e por nossas reações. Mas a grande sacada é que o nosso pensamento também tem a grande capacidade de influenciar estas áreas e como as vemos em nós mesmos.

Por isso evitar pensamentos impróprios e que o afetem negativamente é um grande passo para a transformação da mente e dos atos. Conjuntamente com isso, deve-se seguir um estilo de vida saudável e orientado por princípios e valores universais. Entender e aplicar a honestidade, responsabilidade, respeito aos outros, integridade e veracidade pode ser a alavanca propulsora na transformação de sua mente.

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2


“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” Filipenses 4:8


A música da semana é um dos álbuns do Hillsong United para dar aquele "up" nas suas atividades diárias. Enjoy.