Pages

Monday, 28 May 2012

"Quem procura acha"


Como se é sabido a Grécia foi uma das grandes potências econômicas do passado, mas mais do que isso foi a nação que inaugurou o pensamento racional como base da construção social e pessoal. Para Sócrates, um dos mais renomados filósofos gregos, o governante ideal seria o Rei-Filósofo. Ou seja, alguém que reflete antes de agir. Suas duas principais máximas filosóficas eram : "conhece-te a ti mesmo" e "sei que nada sei".
Durante toda sua vida Sócrates viveu tentando convencer as pessoas ao seu redor de que o real sentido da vida, seu verdadeiro objetivo, era viver uma vida de virtude. Para o filósofo grego virtude era moderação. Era o homem buscar primeiro se conhecer para entao aperfeiçoar seu caráter, seus hábitos e relações. Isso envolvia moderação no falar, no comer, no beber, na interação social e familiar, na busca pelo dinheiro e até na guerra.
Para o pensador, a forma mais efetiva de se conseguir isso seria a introspecção seguida de ação. Ou seja, primeiro o indivíduo deveria fazer uma análise de si mesmo através do pensamento, racionalizando e identificando seus erros de conduta e as conseqüências destes, para depois agir sobre aquela falha melhorando-a. Resumindo, o primeiro passo para a mudança é descobrir o erro através da razão e ser humilde o suficiente para admiti-lo. Depois é só usar a força de vontade e o poder de escolha para trabalhar em cima daquilo.

 Sócrates viveu na Era Dourada da nação grega e viu de perto as conseqüências de sua fartura econômica. Muitas vezes ele tentou alertar as pessoas sobre suas práticas imorais, bebedeiras, comilanças, ganância e corrupção. Mas cegos pelos prazeres e pelo orgulho muitos dos políticos e ricos empresários de Atenas o odiavam. Foi acusado injustamente de "corromper a juventude" e de "pregar outros deuses". Sua pena foi beber um copo de Cicuta, uma erva venenosa. Preferiu morrer do que ser exilado e trair seus ensinamentos e discípulos.
Apesar de ter morrido a muito tempo Sócrates é lembrado até hoje por seu caráter, sua ética e sua moral. Mesmo em vida ele ensinava que todos nós sabemos o que é virtude, e o que nao é, desde que nascemos. Todos nascemos com essa idéia e sabemos que ela pode ser aperfeiçoada e aplicada a nós.
Mesmo séculos depois de seus ensinamentos, Sócrates é idolatrado por muitos por suas qualidades e por seu exemplo pessoal, e de fato ele é uma personalidade da qual podemos tirar várias lições.

Pensando sobre isso me deparei com uma questão interessante. Ora se Sócrates (um homem que de nada sabia sobre a Bíblia ou sobre a salvação dada por Jesus Cristo) conseguiu pela razão, pelo pensar e refletir, atingir este nível de entendimento de como devemos viver na terra (moralmente, eticamente e socialmente), por que muitos nós cristãos, a mais de dois mil anos de conhecimento a frente, buscamos tombar e ignorar essa sabedoria?
Será que somos tão ignorantes a ponto de acharmos que já somos perfeitos? Será que somos tão ocupados a ponto de não termos tempo para refletir sobre nós mesmos? Será que somos tão fracos que não temos força para nos disciplinarmos a fazer o bem,  o ético e  o moral? Será que somos tão inteligentes que podemos ignorar a sabedoria?
Um ditado muito interessante diz que a inteligência te ajuda a ganhar a vida, e a sabedoria o ajuda a construir uma. Como podemos ganhar algo que nem está construído? Em busca de inteligência nos esquecemos da sabedoria, em busca de nos tornarmos diferentes acabamos nos tornando iguais. Se buscamos nos contentar com o que somos, ser únicos, ser como somos, deixando a vida nos levar, acabamos nos tornando igual a maioria das pessoas, pessoas inertes.

Em Provérbios 8:1 está escrito "A sabedoria está clamando, o discernimento ergue a voz;"
Mas como acha-la? Como definir uma coisa tão etérea? A Bíblia responde. Em Provérbios 1: 7 lemos as seguintes palavras "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, mas os insensatos desprezam o sabedoria e a disciplina."
É ai que finalmente encontramos a resposta. É Ele, a fonte da Sabedoria, a própria definição dela. Ele é que nos dá a sabedoria pois ele é a fonte dela. Por amor a nós ele nos deu esse livro chamado Bíblia que nos poupa de procurar em caixas vazias o conteúdo para nosso vazio infinito. Pois Ele a Sabedoria Eterna é o único que preenche esse espaço.  
 

Quer saber como encontrar sabedoria?

"Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no seu coração os meus mandamentos; se der ouvido a sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; se clamar por entendimento e por discernimento clamar bem alto; se procurar sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem procura um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer o Senhor e achará o conhecimento de Deus" Provérbios 2:1-5

Mais uma vez Deus responde através da Bíblia. Mais uma vez o ditado
 "Quem procura acha" se repete. Leia a Bíblia e procure pela Fonte de Toda Sabedoria e é certo que encontrará.





No comments:

Post a Comment