Pages

Saturday, 25 August 2012

Nós somos a Igreja!





               É triste notar que em nossa igreja muitos jovens estão estagnados, imóveis. E quando eu afirmo isso, é porque durante muito tempo eu fiz parte deste grupo. Por muitos anos acreditei que em um abrir e fechar de olhos eu evoluiria em minha fé. Sempre achei que em um instante alcançaria o “nirvana” espiritual ou algum grande acontecimento iria transformar minha vida completamente, e então, eu passaria a louvar a Deus assim como os apóstolos no pentecostes. Eu fazia parte do grupo de jovens cristãos que está a espera de um milagre. Eu fazia parte do grupo que absorvia avidamente as palavras dos sermões me perguntando quando essa mudança aconteceria em meu coração. Mas nunca movia um dedo para realmente deixar isso acontecer. E quando eu digo um dedo, entendam dedo como abrir mão de mim mesmo, de coisas que eu sabia que me afastavam de Deus. Mas eu continuava esperando o milagre para larga-las. Esperando... esperando... esperando...
           
            Dentro dessa problemática da espera de um milagre, dois segmentos afetam diretamente o ambiente da igreja crista. O primeiro deles afeta diretamente você! É o risco de ficar esperando por essa mudança milagrosa até o final de sua vida. Enchendo a sua vida de vícios, culturas inúteis, valores exteriores ao da fé crista, e prazeres nem tão saudáveis. E talvez você se questione: “qual o problema em esperar que Deus opere uma mudança completa em minha vida?”.  E eu te digo. O problema não está em querer mudar para melhor. O problema está em esperar sem agir por essa mudança. Como você pode pedir a ajuda de Deus se você nem ao menos está tentando se livrar do que te enfraquece? Como você busca uma mudança instantânea em sua vida se tudo que você fez até agora foi alimentar a sua mente, o seu corpo, e a sua alma com coisas que entretém mas não te edificam? O milagre de Cristo, queridos leitores, não está em Deus mover todos os obstáculos para você. Está em te dar forças para mover montanhas, romper barreiras que sem Ele você não conseguiria mover.
           
Imagine agora que você tenha que atravessar um vale muito estreito para chegar ao um lugar que você deseja muito ir. Mas durante a sua caminhada você se depara com uma pedra enorme em seu caminho. Ora como você não pode ir para nenhum dos lados, pois em cada um deles existem paredões de rocha, a sua única alternativa seria voltar e desistir do seu objetivo. Mas você quer muito chegar lá, e finalmente lembra que você pode pedir ajuda a Deus. Você pede. Deus responde sua oração e te dá a força de 1000 gigantes para mover aquele obstáculo. Mas a única coisa que você faz é sentar em frente da pedra e ficar olhando impaciente para o seu relógio se perguntando: “Mas Deus não disse que ele iria me ajudar?”.

Queridos, Deus já nos prometeu através da Bíblia que ele irá nossa ajudar a remover os obstáculos em nossa vida espiritual, e ele ajuda! A única coisa que falta é a sua entrega, sua vontade de lutar e mudar cada segmento de sua vida para a honra e glória de Jesus Cristo. Consagre-se. Acredite. Mova-se!

“Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?
O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta,
sim, o protetor de Israel não dormirá, ele está sempre alerta!
O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita.
De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite.
O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida. O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.”  - Salmos 121:1-8

            O segundo ponto desagradável da espera milagrosa é muito mais grave que o anterior. Ele não afeta apenas a você, mas a igreja como um todo. Ele inclusive impede outros de se interessarem pela mensagem de Cristo. É o da influência negativa. Sim, somos cristãos eu sei. Temos princípios, eu sei... Mas até que ponto estamos dispostos a mante-los? Até que ponto essa nossa demorar para tomar alguma atitude em nossas vidas não está afetando a outros que muitas vezes buscam a verdade mas não a enxergam na igreja, em nós? Cada decisão que tomamos como indivíduo afeta outros a nossa volta. Refletimos Cristo ou o mundo?
           
Você realmente já parou para pensar que nós somos a igreja? A igreja não é uma corporação ou apenas os pastores que nela se encontram. A igreja é uma unidade composta de muitos indivíduos (membros, eu, você) que com suas características singulares formam este corpo. Ou seja, conforme vamos crescendo a igreja cresce conosco. E para cada geração posterior a nossa nós somos a imagem de Igreja para eles. Nós somos a mudança que queremos ver! Nós somos o milagre que esperamos que aconteça. Deus quer muito que percebamos isso. Somos a igreja, que guiada e consagrada a Ele unicamente, separada do mundo, pode mudar a imagem que o mundo tem dela. Deus deseja uma igreja saudável, uma igreja em um só Espírito formada para mudar vidas e mostra-Lo ao mundo.
           
Ellen G. White nos diz em um dos seus livros que a igreja dos últimos tempos, e eu acredito cegamente que essa igreja é a nossa, irá se separar do mundo. Ser diferente em tudo. Na maneira de falar, maneira de pensar, maneira de amar o semelhante, maneira de se alimentar, maneira de se vestir, maneira de planejar seu futuro. E além de tudo será fiel a Deus e aos seus mandamentos, irá cuidar e guardar a palavra de Deus por mais que isso signifique perder o mundo. A igreja dos últimos tempos, a nossa igreja, vai se separar e se entregar completamente, vai se consagrar, vai buscar crescer nos dons do Espírito Santo.

Eu quero fazer parte desta igreja, E eu sei que você também quer. Por isso, mova-se! Nós somos a igreja, Decida hoje cultivar uma fé saudável. Seja fiel apenas a um Senhor! Seja fiel ao Único Deus! Ao que morreu e deu a vida por você! O seu preço já foi pago na cruz, então o  que estamos esperando? O tempo é curto e temos tanto para fazer. Peça ajuda a Jesus, faça sua parte, e saiba que grandes coisas acontecerão em sua vida.


“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, porém o maior destes é o amor.” - 1 Coríntios 13:13


“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. “ - Filipenses 4:8





1 comment:

  1. Ótima mensagem! Muito bem abordada! Estamos sempre à espera de um milagre, que de maneira mística, nos mova da mornidão em que reconhecemos viver, mas praticamos nenhuma ação para que isto aconteça...

    ReplyDelete